2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

Ações

VI Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula


É com prazer que informamos que o VI Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, ocorrido no dia 31 de maio no campus Liberdade da FECAP foi um grande sucesso.

Foram 7.675 inscrições realizadas por 3.197 educadores, que debateram suas práticas letivas com os colegas de profissão.

Mais de 800 professores, de escolas públicas e particulares compartilharam 488 trabalhos em 171 diferentes sessões, com o propósito de melhorar a educação no Brasil.

Entre os temas discutidos e projetos apresentados, estava o ‘Projeto Bichonário’, que tinha como objetivo apresentar o alfabeto para crianças de até cinco anos por meio do estudo de animais, relacionando-os às consoantes e vogais.

Houve também a abordagem de temas do cotidiano, como se viu no projeto “Do pombo correio ao jornal”, que, segundo a autora (professora Valéria Fonseca), teve como objetivo o desenvolvimento, pelos alunos, da leitura crítica dos meios de comunicação.

Na mesma linha (desenvolvimento de entendimento crítico), em outra sessão (115), professores debateram caminhos para incentivar os alunos de ensino médio no estudo da filosofia. Após a apresentação dos trabalhos (cada sessão era composta por três práticas letivas), em comum acordo, concluiu-se que é interessante contextualizar a filosofia por meio das suas aplicações no dia a dia e, ainda, que um bom professor é aquele que faz boas conexões.

Os professores de filosofia, Rodrigo de Carvalho (E.E. Alexandre Von Humboldt) e Brian Sanches (FECAP), disseram ter achado os debates do congresso bastante enriquecedores e que, provavelmente, os temas abordados, principalmente na sua sessão, refletirão em sala, na preparação e estruturação do currículo do curso de filosofia de suas escolas.

Stefano Bigotti, coordenador de projetos sociais da Lourenço Castanho, apresentou, na sessão temática sobre voluntariado, o projeto Mutirão para o plantio de árvores na Casa dos Velhos, Irmã Alice. A ação visava ao plantio de 100 mudas de árvores da mata atlântica no terreno onde vivem mais de 30 internos. Alunos, pais, professores, coordenadores da Lourenço Castanho e colaboradores da Casa Irmã Alice participaram do mutirão. O trabalho, além de contribuir com plantio de árvores, possibilitou a integração entre os idosos e todos os voluntários.

A direção do Instituto Cultural Lourenço Castanho já iniciou o planejamento da próxima edição do Congresso ICLOC, previsto para maio de 2015, em local a ser definido pelos organizadores.

O Instituto Cultural Lourenço Castanho agradece à todos os educadores que participaram do VI Congresso Icloc de Práticas na Sala de Aula.

Assista o vídeo de abertura do VI Congresso ICLOC:

Confira a entrevista realizada no dia 18 de junho com a Professora Sylvia Gouvêa, Conselheira da Lourenço Castanho e Presidente do ICLOC:

Confira nossa galeria de imagens do VI Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, no Facebook do ICLOC.

Confira o livro do VI Congresso ICLOC: Baixe aqui.

Esse é o espírito do Congresso ICLOC.

Até 2015!

VEJA TAMBÉM: