2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

Ações

IX Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula


No dia 27 de maio, aconteceu, no Colégio Presbiteriano Mackenzie, o IX Congresso ICLOC de Práticas em Sala de Aula. O evento contou com 978 trabalhos, apresentados por mais de 1.500 educadores. O encerramento contou com a presença das educadoras Ghisleine Trigo Silveira e Guiomar Namo de Mello, que conduziram a palestra “A Base Nacional Curricular Comum”, no auditório Rui Barbosa.

Realizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o Congresso de Práticas tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. Professores de escolas públicas e privadas compartilharam suas práticas, e um total de pessoas que ultrapassa 4 mil participantes, responsáveis por aproximadamente 9 mil inscrições. “Esses números mostram o interesse, a vontade e o aproveitamento que os professores têm em fazer e compartilhar as práticas realizadas em aula”, diz uma das fundadoras do ICLOC, Sylvia Gouvêa.

Os trabalhos (978) foram apresentados em 250 sessões, divididas em três horários. Eles proporcionaram momentos de debates e compartilhamento de conhecimento sobre as mais diversas práticas em sala de aula.

A professora de Artes da rede pública, Alexandra Cândido, que participou pela primeira vez do evento, fala da importância das práticas compartilhadas. “O Congresso é importante pelo fato da inovação que os professores apresentam nas práticas - com propostas diferentes. A ideia que eles compartilham, do aluno como protagonista da aula, é também muito interessante”, diz.  Já o professor de química da Escola Granja Viana, Sérgio Santos, que participa desde a primeira edição do ICLOC e nesta foi mediador, diz que o evento é multiplicador de práticas. “Todos os projetos apresentados chamam muito a atenção. E de todas as edições de que participei, seja como apresentador, mediador ou apenas assistindo, acredito que essa foi a mais rica”, ressalta.

Após as apresentações, os participantes dirigiram-se ao auditório para a palestra de encerramento “A Base Nacional Curricular Comum”, mediada por Miguel Thompson, CEO do Instituto Singularidades e Solange Petrosino, gerente de serviços educacionais da Editora Moderna. O encerramento contou com as palestrantes Guiomar Namo de Mello e Ghisleine Trigo Silveira, professoras que atuaram diretamente na elaboração da Base.

A palestra apresentou o percurso desenvolvido para a construção da Base, desde o começo da sua elaboração em 2014 até a entrega final do Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional da Educação (CNE). O conteúdo proposto deverá nortear os currículos escolares, tanto de escolas públicas como também privadas de todo o território nacional. “Pela primeira vez, o Brasil não terá um currículo, mas uma base curricular obrigatória para todas as escolas, de todas as etapas: desde a creche até o último ano do ensino médio”, diz Guiomar.

A nona edição do Congresso ICLOC foi organizada por mais de 25 importantes instituições educacionais do Brasil, e patrocinado pelo SEB – Sistema Educacional Brasileiro; Camil; Microsoft; Ciranda Cultural; Editora Moderna e Abigraf e o Instituto Singularidades.

Muito obrigado a todos!

Confira a carta de José Renato Nalini, Secretário da Educação de São Paulo, sobre o Congresso ICLOC.

Acesse aqui o seu certificado de participação.

Confira as fotos em nossa página do Facebook.

Baixe a apresentação da palestra de encerramento "A Base Nacional Curricular Comum na Sala de Aula".

Confira o Livro do IX Congresso ICLOC:

Baixe o livro aqui.

Depoimento da ex-aluna da Lourenço Castanho e atual aluna da Psicologia da PUC-SP, Bárbara Bim, sobre o IX Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. Confira aqui.

VEJA TAMBÉM: