2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

Ações

1º Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"

Mediação do Jornalista e Educador Alexandre Le Vocy Sayad

Uma das ações culturais do ICLOC, executadas no ano de sua fundação, foi o amplo debate que promoveu, sobre um muito discutido nas escolas, com ecos importantes na própria Imprensa em geral.

O “problema” do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que começou a interferir seriamente nos planejamentos pedagógicos das escolas de Ensino Médio, principalmente, mas com reflexo em todo o Ensino Básico, abalando-lhes a crença em princípios pedagógicos os mais elementares.

O título do debate foi "Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares".

Foram convidados três especialistas/educadores para debater o tema - Paulo Renato Souza, Guiomar Namo de Mello e Francisco Aparecido Cordão.

O evento deu-se na Sala São Luiz, no Espaço Promom, da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo
O comparecimento foi grande e o evento muito proveitoso, tendo obtido a melhor avaliação de quantos participaram dele.

Confira nos vídeos abaixo a apresentação de cada palestrante:

1- Paulo Renato Souza – Secretário de Estado da Educação em São Paulo. Deputado Federal licenciado. Foi Ministro da Educação nos 8 anos do governo Fernando Henrique Cardoso, quando criou o ENEM, o Provão, o Fundef e o Bolsa-Escola.



2- Guiomar Namo de Mello – Relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. É diretora da EBRAP – Escola Brasileira de Professores, empresa dedicada a estudos, iniciativas e projetos na área da educação inicial e continuada de professores de educação básica.



3- Francisco Aparecido Cordão – Relator da proposta de Experiência Curricular Inovadora do Ensino Médio. Membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Consultor do SESC e SENAC. Diretor presidente da empresa Peabiru Consultoria Educacional.